Dicas de exercícios para fazer em casa
- whatsnextblog
- 3 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
O segundo confinamento está a ser mais difícil e custoso para a maior parte da população. Todos os dias batemos recordes negativos e as notícias que lemos diariamente são desmotivadoras.
A nós cabe- nos fazer a nossa parte: ficar em casa, se tivermos essa possibilidade e tentar passar esta fase da melhor maneira que conseguirmos.
No nosso primeiro post “Retro(pres)petiva” sugerimos- vos vários métodos para se manterem positivos e saudáveis mesmo estando em casa. Foram pequenas dicas que todos podemos seguir sem qualquer tipo de custo ou grande esforço. Hoje vamos mais longe e desafiamos- vos a fazerem um pequeno circuito de exercício físico!
Todos conhecemos os benefícios que a prática regular de atividade física provoca no nosso corpo e organismo, mas para que não vos escape nada deixamos aqui alguns desses mesmos benefícios:
Melhoria da função cardiovascular e respiratória;
Melhoria da função imunitária;
Diminuição da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular;
Aumento da resistência de tendões e ligamentos;
Aumento da sensação de bem- estar e da auto estima;
Melhoria dos estados de depressão e ansiedade e diminuição do stress e cansaço;
Diminuição de incidentes mortais provocados por doença cardiovascular;
Combate o excesso de peso;
Melhoria do desempenho escolar (no caso das crianças e adolescentes);
Fortalecimento dos ossos e articulações
No entanto, também existem melhorias para o nosso cérebro, tais como:
Aumento da produção de neurotransmissores que promovem a reparação celular do cérebro;
Melhoria ao nível da memória;
Aumento da concentração;
Melhoria da capacidade de realização de várias tarefas do dia a dia
Não esquecer que a prática regular do exercício físico aliada a uma alimentação adequada previne e reverte problemas de saúde como a obesidade, hipertensão, colesterol, diabetes e doenças cardiovasculares.
Agora que já estão motivados por todas estas benesses para a nossa saúde, arranjem um espacinho numa das divisões da vossa casa e desafiem- se a fazer este circuito sugerido pelo nosso Personal Trainer Alexandre Ferro.
Apesar de ser um treino completo e adaptável a qualquer idade ou forma física, devem ter em conta as vossas capacidades e adaptar os exercícios à vossa condição física!
Treino:
Jumping Jacks (mais conhecidos como “tesouras”)

Flexões (com ou sem joelhos apoiados no chão)
Agachamento com press ( para quem quer elevar a fasquia pode utilizar um garrafão de água, 2 pacotes de arroz ou uma mochila com peso)
Remada com saco/ mochila ou um garrafão de água, por exemplo

Dead bug (abdominais)

Devem fazer 30 segundos de execução de cada exercício e 20 segundos de descanso (para uma opção mais fácil) ou 10 segundos de pausa (para uma versão mais difícil e exigente). O nosso PT Alexandre Ferro recomenda ainda que sejam feitas entre 2 a 7 voltas de circuito consoante as capacidades de cada um! No fim de cada volta, devem descansar 1 minuto (para quem está iniciar a prática do exercício físico). Para aqueles que se querem desafiar devem ir reduzindo o tempo de pausa ou até mesmo não ter descanso.
Estes exercícios juntos vão possibilitar- vos um treino bastante completo, uma vez que estão a trabalhar vários grupos musculares, desde o peito e tricep (com as flexões); passando pelas pernas (agachamentos); às costas (remada) e os abdominais (dead bug). Não esquecer ainda os jumping jacks que trabalham essencialmente o vosso cardio.
Acima de tudo tenham sempre em mente o vosso bem estar e a vossa saúde. Adaptem qualquer tipo de treino às vossas capacidades e necessidades! Nesta altura nada melhor do que nos mantermos ativos e distraídos para que tudo corra pelo melhor e passe da melhor forma.
Se fizerem este treino não se esqueçam de nos identificarem no Instagram!
What’s next?
Comments