“Os biquínis não deixam de ser uma peça sazonal e é muito importante a marca nunca parar"
- whatsnextblog
- 13 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Focada essencialmente nos biquínis mas, igualmente bem sucedida noutras peças e modelos, a Bayrai Swimwear tem tido um crescimento notório ao longo dos últimos tempos. Criada e gerida pela Venusa Matos, a marca conta ainda com uma equipa composta por uma costureira e uma equipa de marketing.

Muito bom dia, deixem- nos começar por agradecer a vossa disponibilidade na realização desta entrevista! É um prazer para nós poder entrevistar e dar a conhecer pequenos negócios nacionais numa altura tão delicada para todos.
Como já é habitual no nosso blog pedimos que se apresentem. Quem é que está por detrás da BAYRAI Swimwear?
VM: grande criadora e representante da Marca Bayrai Swimwear chama-se Venusa Matos. Para além de ter criado a marca, é também a designer e a responsável por toda a logística das encomendas. À Venusa junta-se uma costureira e uma equipa de marketing e multimédia.
Como surgiu a ideia de criarem uma marca online?
VM: A ideia surgiu da paixão pelo Design de moda que a criadora já tinha anteriormente e da enorme paixão pelos biquínis.
Os biquínis são o vosso principal foco certo? Porque?
VM: Sim, apesar de termos outras peças que vendem muito bem como Jardineiras, conjuntos, etc. O nosso foco sempre foi os biquínis uma vez que foi pelos mesmos que criámos a marca.
São vocês que produzem os vossos próprios modelos? Como é que funciona o processo de confecção, desde a ideia até ao modelo 100% pronto?
VM: O processo de criação passa todo pela Venusa. Ela idealiza e desenha-os, depois ela própria faz os moldes. Paralelamente existe um parceiro que nos desenha os padrões de forma exclusiva para produzirmos as lycras. Depois de termos os moldes e as lycras, seguem para a nossa costureira para serem confecionados.
Apesar dos biquínis serem o vosso “primeiro amor” já lançaram várias coleções de jardineiras, roupa para outono, e até uma coleção desportiva. Como é que se inspiram para criar este tipo de produtos tão distintos daquilo a que estão habituadas?
VM: A Venusa é uma apaixonada nata pela moda, está sempre muito atenta às tendências e sempre com vontade de fazer mais. Os biquínis, apesar de se venderem todo o ano, não deixam de ser uma peça sazonal e é muito importante a marca nunca parar. Desta forma, optamos por ir lançando mini coleções antes e depois do verão para mantermos a marca sempre ativa e nunca deixar cair no esquecimento.
Sentem que o Feedback é igualmente bom nessas coleções como nos biquinis?
VM: As pessoas por norma gostam sempre das nossas peças por serem diferentes, temos sempre bom feedback, no entanto, nada se compara à época de Verão e de lançamento da coleção de biquínis.
Sendo os produtos feitos à mão, logicamente acabam por ter um valor mais elevado... consideram que algumas pessoas deixam de comprar por esse motivo ou, pelo contrário, apostam mais na qualidade ao invés do preço?
VM: Apesar de confecionar à mão ser logicamente mais caro, nós tentamos sempre pensar em toda a gente, isto é, temos modelos a preços sempre mais acessíveis e fazemos flash sales com muita frequência. Não sentimos que tenhamos pessoas a deixar de comprar pelo preço, até porque os feedbacks de todas as pessoas no geral dão conta de uma ótima qualidade-preço.
Para além de todo o processo de criação e confeção dos produtos, têm ainda a parte de encomendas e de gerir uma página a vosso encargo. Como é que conseguem ter mãos para tudo?
VM: Inicialmente era apenas uma pessoa quem tratava de tudo, a Venusa. A marca foi crescendo e isso foi deixando de ser possível, principalmente no ano passado (2020) onde a marca teve um boom gigante de vendas no Verão. Agora parte do processo está dividido, a equipa de marketing ajuda na parte da gestão de clientes e da página e a Venusa preocupa-se mais com a logística das encomendas.
Agora uma pergunta difícil! Se só pudessem escolher um produto e um modelo em específico para

produzirem durante um ano inteiro, qual escolheriam?
VM: Escolheríamos um biquíni, claro. Talvez o modelo Ibiza, do ano passado. É um biquíni que saiu numa edição limitada a 3 padrões, mas que foi o verdadeiro sucesso do Verão.
Que surpresas e objetivos têm para este ano?
VM: Temos sempre o objetivo de ver mais biquínis nas praias portuguesas da Bayrai e temos uma coleção SS’ 2021 que vai surpreender muito, muito diferente do que estamos habituados a ver na marca, mas muito bonita. Vão adorar!
Foi um prazer conversar convosco! Muito obrigada, desejamos- vos o melhor!
Não se esqueçam da importância de apoiar negócios nacionais, principalmente nesta fase muito difícil para todos.
Sigam a marca através do seu Instagram e acompanhem por lá todas as novidades da nova coleção: @venusa_online
What's next?
Comments