top of page

“Há outro mundo que é a minha família e esse mundo eu sempre protegi muito”

  • whatsnextblog
  • 1 de mai. de 2021
  • 4 min de leitura

Trabalha no meio da televisão há muitos anos, faz algumas participações em novelas, tem um canal no YouTube, gere negócios de família e já lançou algumas coleções de roupa. Para além de todos estes papéis, o mais importante é o papel de mãe!

Conheçam, ainda melhor, a Joana Araújo que, desde que se lembra, sempre quis ser mãe jovem.

Olá Joana, muito obrigada por teres aceite o nosso convite para esta entrevista. Para nós é um privilégio voltar a falar contigo e dar a conhecer a tua história aos nossos leitores.


Como sabes, esta entrevista assinala o Dia da Mãe e é uma forma de prestarmos uma homenagem a todas as mães guerreiras!


É do conhecimento do público que foste mãe muito nova. Sentes que tiveste que crescer depressa demais e por isso acabaste por perder algumas fases da tua adolescência ou, pelo contrário, nunca deixaste de fazer nada por teres tido um filho?

JA: Eu já queria ser mãe jovem, por isso não foi assim uma surpresa muito grande e eu consegui adaptar sempre a minha vida ao bebé. Também nunca fui muito de sair e viver o dito “normal” por alguns da adolescência, que são as saídas… sou uma pessoa muito caseira, muito de família e de trabalho, por isso consegui adaptar- me bem.


Sempre foi um sonho teu seres mãe muito nova? Porquê?

JA: Não sei, não sei… há quem nasça e nunca na vida sinta a necessidade de vir a ser mãe e comigo foi ao contrário, foi desde muito jovem. Aliás, os meus bebés eram os meus nenucos na altura (risos).


Como é que reagiste quando descobriste que estavas grávida e que a tua vida estava prestes a mudar para sempre?

JA: Foi numa fase muito complicada da minha vida… tomei consciência de que as coisas iam mudar e eu estava preparada para essa mudança, só que eu não estava preparada era para a doença da minha mãe… que tinha sabido mais ou menos na mesma altura, com três dias de diferença, que estava com uma Leucemia galopante e toda essa conjuntura é que foi difícil e não propriamente o estar grávida, porque o João ( filho da Joana Araújo) acabou por ser uma benção. Os filhos são sempre uma benção e ainda mais nessa fase…


Caiu- te logo a ficha à medida que a barriga ia crescendo e que vias o teu corpo a mudar ou, só quando o tiveste nos braços é que pensaste “isto é real”?

JA: Eu sempre soube que era real (risos). Sempre “curti” a minha gravidez ao máximo e para quem diz que não gosta de estar grávida, eu respeito, o que eu digo é que não vai durar para sempre e que nós depois vamos ter saudades de sentir o bebé a mexer. Então eu sempre aproveitei a minha gravidez ao máximo e não foi preciso cair ficha nenhuma.

Quando ele nasceu, o que senti sim foi “ ok, a partir de agora vamos conhecer- nos” porque já é um bebé que vem com a sua personalidade não é?


Foi fácil adaptares- te às novas rotinas com um bebé tão pequenino? Dormir poucas horas, mudar fraldas, ter uma criança a depender de ti…

JA: Não foi difícil, até porque eu tive um bebé fácil! Nos primeiros dias, as cólicas e isso é sempre tudo muito chato mas, eu acho que quando é tão desejado nós adaptamos- nos e tudo se torna fácil.

Como é que é o teu filho João?

JA: Descrever o meu filho… é a melhor pessoa que eu conheço, e quando digo melhor pessoa é mesmo! Porque independentemente de ele ter educação, ele tem bom carácter, é bom ser humano, é muito respeitador, muito generoso, é um amor!


Nunca expuseste muito o teu filho nas tuas redes sociais, foi uma opção tua ou é ele que, por já ser crescido, pede para não aparecer?

JA: Sempre protegi muito o meu filho, tanto a ele como à minha vida privada por opção. É rara a vez em que eu faço uma partilha com ele nas minhas redes sociais, porque é um mundo que é muito meu. Há um mundo que eu construo e em que me dou às pessoas que gostam de mim e que me seguem e que eu tenho todo o respeito e carinho, mas depois há outro mundo que é a minha família e esse mundo eu sempre protegi muito e irei continuar a proteger.


És uma figura conhecida do público português e isso, obviamente, traz algum reconhecimento e alguma exposição... o teu filho lida bem com isso e com as coisas que eventualmente lê e não correspondem à verdade?

JA: Lida bem, até porque eu nunca tive assim grandes problemas, não sou pessoa de “escandaleiras”. Acontece irmos na rua e haver esse reconhecimento, já aconteceu e ele lida bem, também já está habituado porque o João foi crescendo comigo não é? Ele foi acompanhando todo o percurso, por isso nunca houve problema algum.


Para além do teu trabalho na televisão, ainda tens alguns negócios de família e crias os teus próprios projetos como um canal no YouTube, coleções de roupa, etc. Como é que organizas o teu tempo para conseguires gerir tudo?

JA: Eu sou uma pessoa bastante organizada, tenho aqui uma pequenina perturbação com a organização ( risos) e por isso dá- me aqui uma ajuda para conseguir fazer toda essa gestão. Também sempre fui muito “workaholic” e sempre arranjei tempo, e também com boa vontade nós conseguimos tudo, temos é que nos empenhar e tomar algumas decisões… ora se tem mais o mundo social, ora se tem mais o mundo do trabalho, é um bocadinho por aí.


Está nos teus planos voltar a ser mãe?

JA: Não sei se vai voltar a acontecer mas sim, adorava ter a menina! Mas não sei, só o futuro o dirá.


Se o teu filho nos estiver a ler, o que é que gostarias de lhe dizer?

JA: Se o meu filho nos estiver a ler eu diria- lhe aquilo que lhe digo todos os dias sem exceção: que ele é a minha vida e que o amo para além de mim e para além de tudo!

Mais uma vez muito obrigada Joana, foi um prazer conhecer- te e continua a ser incrível acompanhar as tuas conquistas e o teu trabalho!


Continuem a acompanhar o trabalho e o dia a dia da Joana através do seu Instagram: @joanafreitasaraujo.






What’s next?


Comments


Partilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2020 por What's next blog. Criado com Wix.com

bottom of page