"O que me diferencia de outra influencer é o facto de nunca ter pensado em trabalhar no digital"
- whatsnextblog
- 24 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
Tem 19 anos, é estudante do curso de Ciências da Comunicação e do curso de Marketing e Publicidade no IADE. Usa o seu Instagram para crescer no mundo do digital e, ainda trabalha numa escola com crianças até aos 10 anos.
Com mais de 15 mil seguidores, a Francisca Fonseca espera agora aproveitar todas as oportunidades que surgirem. Conheçam- na nesta conversa!

Olá Francisca, muito obrigada por nos disponibilizares um bocadinho do teu tempo para esta entrevista.
Para começar vamos pedir-te que te apresentes um pouco aos nossos seguidores, quem é a Francisca, o que fazes nos teus tempos livres,..
FF: Olá! Sou a Francisca, tenho 19 anos, estou no 1° ano de faculdade, a tirar uma dupla licenciatura em Ciências da Comunicação e Marketing e Publicidade no IADE. Atualmente, ainda não sei muito bem o que quero para o meu futuro, mas sei que é alguma coisa dentro disso, estou mais inclinada para relações públicas, gestão de eventos...
Sou bastante amiga dos meus amigos, cheia de energia, adoro festa, praia, o verão! Costumo sair muito com os meus amigos, para almoçar, lanchar, conviver, gosto muito!
Na rede social Instagram já contas com mais de 15 mil seguidores, quando é que começaste a ver este número crescer? Fizeste alguma coisa que denotes que impulsionou o teu crescimento no digital?
FF: Comecei a “crescer” a nível digital no tempo do Facebook, quando as pessoas da minha geração ainda utilizavam mais o Facebook do que qualquer outra rede social. Tinha bastantes amigos no Facebook, imensos likes e, quando se começou a utilizar mais o Instagram, os “amigos” do Facebook tornaram-se seguidores do Instagram, o que me deu logo imensos seguidores (isto quando 1500 ainda eram muitos). Com o passar do tempo, sem me aperceber, nem a fazer nada para que isso acontecesse, comecei a ter um “público” maior.
O que é que achas que podes trazer de diferente das outras influencers para o mundo digital?
FF: Na minha opinião, o que me diferencia de qualquer outra influencer é o facto de nunca ter pensado que queria trabalhar no mundo digital, agora o que posso trazer de diferente...não me lembro assim de nada em específico. Sou bastante transparente, não faço nada para fazer parecer, gosto de ser natural, simples, até porque às vezes ainda levo a minha conta como se não tivesse muitos seguidores, não ligo muito a isso. Tento sempre trazer algo que me faça feliz a mim, mas que também seja do interesse de quem me segue.
Reparámos pelo teu Instagram que fizeste parte de uma campanha de biquínis, algo ainda recente, tens algum sonho em seguir este mundo?
FF: Gostava bastante, sempre gostei muito desta parte de fotografia! Tive a oportunidade de fazer parte desta campanha de biquínis, da marca de duas amigas minhas, e foi incrível, gostei imenso da energia que esteve presente durante o tempo que estivemos lá, foi um dia muito giro e o resultado foi muito bem conseguido.

Não tens medo do mundo do estrelato em que todos sabem quem tu és ou, pelo contrário, adoravas pertencer a este mundo?
FF: Acho que ainda estou muito longe desse mundo, em que imensas pessoas sabem quem eu sou, porém penso muito neste assunto. Há sempre pontos positivos e negativos em relação a esse mundo, por um lado, sempre quis fazer parte do mundo da televisão, não pela fama, mas sem nenhuma razão em específico, tive sempre esse bichinho, o mundo da moda, apesar de achar que não tenho carácter para isso, sempre foi também algo que gostasse muito, por outro lado, a fama nunca foi algo que aspirasse e, atualmente não gostaria de pertencer a esse mundo por diversos motivos.
Aproveitas-te o crescimento no Instagram para conseguires ser modelo ou fizeste o contrário e aproveitas-te a visibilidade das fotografias para cresceres no digital?
FF: Não me considero modelo, gosto de ir fazer sessões com amigas pontualmente, e aproveito para depois utilizar isso para o meu conteúdo no digital. Já me surgiram várias sessões fotográficas, mas sempre para marcas de amigos/conhecidos. Algo que me ajudou a crescer no digital foram, de facto, as fotografias que vou publicando, porque a parte de falar com os meus seguidores e interagir, ainda não faço tanto.
Pretendes continuar a crescer no mundo das redes sociais?
FF: Sim, pretendo. Apesar de nunca ter sido algo em que pensasse muito, já que tenho esta oportunidade, é aproveitar e trabalhar para crescer mais.
Tendo em conta a quantidade de influencers que há hoje em dia, consideras que há espaço para todo o tipo de conteúdos e para todas as pessoas?
FF: Considero, sim. Cada vez mais acho que a inovação é algo muito importante e que o público adere imenso.
Sabemos que trabalhas também numa escola. O que é que fazes especificamente?
FF: Sim, atualmente estou a trabalhar numa escola de primeiro ciclo. Trabalho na parte das AEC’s (Atividades Extra Curriculares), faço várias atividades com turmas do 1° ao 4°ano, atividades plásticas, físicas, entre outras. Está a ser o meu primeiro ano e estou a gostar imenso.
Trabalhas porque queres ser independente ou porque adoras a interação com os mais novos?
FF: Surgiu-me esta oportunidade, e aceitei mais pelo facto de querer ser mais independente, porém estou a adorar trabalhar com crianças.

O que é que te vês a fazer daqui a 10 anos?
FF: Daqui a 10 anos, vejo-me já com uma família, filhos, e a trabalhar no que mais gostar, num ambiente saudável e alegre, não me vejo num trabalho monótono, em que não tenha de andar sempre de um lado para o outro. Como já disse anteriormente, talvez numa área de relações públicas ou gestão de eventos.
O que é que dirias à Francisca do futuro?
FF: Arrasa, não tenhas medo.
Muito obrigada pela tua disponibilidade, foi um prazer conhecer-te melhor e desejamos-te o melhor do mundo para o teu futuro!
Continuem a acompanhar o percurso da Francisca através do seu Instagram:
What’s Next?
Comments