“O objetivo da Luni não é só vender artigos, é também ajudar mulheres a sentirem-se mais confiantes"
- whatsnextblog
- 30 de jan. de 2021
- 4 min de leitura
Duas mulheres, uma marca. Com 50 mil seguidores no Instagram, a Luni, uma marca de roupa online, é um sucesso não só pelas vendas mas pela relação que estabelece com as suas clientes. Ajudar mulheres a tornarem- se mais confiantes e poderosas, e produtos cada vez mais sustentáveis são os seus principais objetivos.
Bom dia Ana e Jéssica, queremos começar esta entrevista por vos agradecer esta oportunidade e a vossa disponibilidade. Para a nossa equipa é muito importante dar a conhecer melhor este tipo de negócios/ marcas e quem está por trás deles.
Como é que surgiu esta ideia de criarem a Luni by Chill Out, a vossa marca online?
L: A ideia surgiu quando a Ana tinha 18 anos e olhava para o seu armário e não se identificava com muitas das peças. Começou a fazer modificações, a pintar e a personalizar muitas delas e como tinha um feedback muito bom decidiu vender muitas como se fosse em segunda mão. Ao longo do tempo percebeu que era completamente apaixonada pelo mundo da moda e tinha um ótimo feedback das peças que fazia e vendia. De qualquer maneira, no geral, a criação da marca foi algo muito orgânico e espontâneo.

Sabemos que a Ana está muito ligada ao mundo da moda, enquanto que a Jéssica é responsável pela gestão de conteúdos. Foi a Ana a principal alavanca para o início deste projeto, dado ser mais a sua área?
L: A Ana foi a criadora do projeto e é a pessoa que está encarregue de tudo o que envolve a marca; a Jéssica entra no projeto em 2020 por uma necessidade de gestão de imagem e “rebranding”, como também por falta de tempo por parte da Ana. A Jéssica é muito boa a gerir os conteúdos fotográficos, vídeos e tudo o que envolve a imagem de marca da Luni, enquanto a Ana faz toda a parte de coleções, ideias criativas, encomendas, dicas de moda e styling.
A roupa foi, desde logo, o foco principal desta marca ou inicialmente a ideia era outra?
L: Sim, a roupa foi desde sempre o foco inicial da marca.
Tal como todos os negócios, vocês tiveram que começar do zero e foram crescendo ao longo dos anos. Como é que se sentem ao ver o vosso trabalho reconhecido por tanta gente?
L: O crescimento foi bem orgânico e o facto de sermos ambas muito novas acaba por ser tudo muito espontâneo, inclusive com o nosso trabalho e com o reconhecimento que temos. Muitas vezes não temos noção que temos 50.000 pessoas a ver o nosso trabalho todos os dias, com pessoas a pedirem dicas, a pedirem conselhos de looks, de tamanhos, etc. O objetivo da Luni não é só vender artigos, mas também ajudar as mulheres a sentirem-se mais confiantes com a roupa que estão a usar, a terem conhecimento dos tecidos que compram, do valor que a roupa tem, de como fica no corpo ou como lhes vai ficar e com pouco dinheiro fazer um guarda-roupa bem versátil e intemporal.
O facto de terem 50 mil seguidores no vosso Instagram é, certamente, gratificante. No entanto, acarreta uma maior responsabilidade dada a vossa visibilidade e “reputação” neste meio certo? Como é que se gere tudo isto?
L: A gestão dessa visibilidade é um bocado difícil porque se alguma coisa corre mal pode manchar o nosso nome rapidamente, e muito facilmente. Queremos dar a cara e mostrar quem somos e quem é que está por trás deste projeto, mas é difícil quando percebemos que temos 50.000 pessoas a ver o nosso trabalho.

Quanto é que se aperceberam da dimensão que estavam a criar? Que tinham de investir mais no vosso negócio online…
L: Em setembro de 2019, porque já tínhamos um excesso de encomendas muito grande e queríamos realmente levar a marca um bocadinho mais à frente.
Sendo que só são duas, acham que se torna tudo mais complicado ou pelo contrário pode ser mais fácil de gerir?
L: Depende dos dias e depende do fluxo de trabalho. Às vezes é mais fácil porque somos só duas a tratar das coisas todas, mas precisávamos de uma terceira ou quarta mão porque queremos aumentar a marca mas como somos só duas é algo muito difícil.
Recentemente adaptaram o nome da marca para “Luni by Chill Out”, podemos saber o que é que levou a esta alteração?
L: Sentimos que precisávamos de fazer um “rebranding” da marca porque o Chillout estava associado a muitas coisas, então Luni acaba por ficar mais na cabeça. Mesmo se quisermos abrir outras vertentes da marca acaba por ficar bem. Contudo, acabamos por ter que fazer uma adaptação a nível visual de etiquetas, etc.
2020 foi sem dúvida um ano complicado para quem gere um negócio. No entanto, a vossa loja alcançou uma grande conquista: criaram e produziram a vossa primeira coleção! A “ Natural Collection” foi fabricada em Portugal e completamente inspirada na natureza, usando predominantemente o linho. O Feedback superou as vossas expectativas?
L: O feedback de todas as nossas coleções tem superado as nossas expectativas ao longo deste ano, e em 2020 lançámos duas coleções completamente feitas por nós e fabricadas em Portugal, o que foi uma grande conquista para a marca. Neste momento estamos a trabalhar com 90% das nossas coleções a serem feitas em Portugal e criadas por nós, o que tem contribuído imenso para ter um feedback positivo e entusiasmante em relação ao nosso trabalho. No entanto, essa coleção baseada no linho superou muito as nossas expectativas, porque eram peças feitas à medida das nossas clientes. Desse modo, elas acabavam por acompanhar toda a produção e tudo o que se estava a passar em relação à sua própria peça.
Ser uma marca cada vez mais sustentável é um objetivo e uma preocupação para vocês? Porquê?
L: Claro que sim, é uma preocupação porque a indústria da moda é a indústria mais poluente no mundo inteiro e cabe-nos a nós tentar fazer o nosso melhor para mudar isso. Sendo que somos uma marca pequena torna tudo muito mais difícil, mas acaba por consciencializar as pessoas e esse feedback tem sido óptimo para o nosso trabalho.
Certamente essas foram as primeiras de muitas coleções que se seguem. Que projetos têm para a Luni este ano?
L: Temos várias coleções planeadas. Esperamos que este ano nos ajude a concretizar os nossos sonhos e quem sabe fazermos uma nova vertente da Luni.

Muito obrigada, desejamos-vos o melhor para vocês e para a vossa marca!
Se quiserem continuar a acompanhar o trabalho da Luni, sigam o Instagram: @chillout_page
What 's next?
Comentarios