Lidar com a necessidade de aprovação
- whatsnextblog
- 10 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Cada vez mais vivemos num mundo onde somos absorvidos por tudo o que consumimos nas redes sociais. Diariamente assistimos a pessoas que aparentam ter uma vida “perfeita”, um corpo de sonho, viagens, etc. Tudo isto faz com que algumas pessoas não tenham a capacidade de distinguir o que é real daquilo que não o é!
Este tipo de situações leva a que essas pessoas sintam que, para serem bem aceites na sociedade, têm de corresponder a determinados estereótipos e ter certas atitudes.
Para perceber melhor esta necessidade de aprovação, convidámos novamente a Dra. Andreia Vilela, Psicóloga Clínica, que hoje nos vai explicar estas situações e dar dicas para as superar.
De acordo com a Dra. Andreia, esta é uma situação bastante recorrente uma vez que, todos nós, em algum momento da nossa vida, já nos quisemos sentir aceites e reconhecidos: “ o problema não está em querer agradar alguém ou ser reconhecido por algo, o problema surge quando esses sentimentos estão relacionados com a necessidade de aprovação e reconhecimento de outras pessoas para nos sentimos felizes, tanto a nível pessoal como profissional”.
Mas porque é que isto acontece?
“O medo é uma das emoções mais presentes nas pessoas que procuram esta necessidade de aprovação, nomeadamente o medo da rejeição, de ser criticado, de se expressar e dar a sua opinião, de não ser capaz de agradar, de não se sentir aceite, de contrariar as outras pessoas, etc”, segundo a nossa Psicóloga Clínica este é um dos principais motivos para a necessidade de aprovação. Mas, destaca ainda a questão da passividade: “a pessoa torna- se passiva nas suas opiniões e decisões, na medida em que a sua vida passa a ser direcionada através dos olhos dos outros, há muitas dificuldades em dizer que não e contrariar opiniões”.
Como é que podemos superar a necessidade de aprovação?

Estas dicas deixadas pela Dra. Andreia Vilela são fundamentais para começarem a refletir sobre esta questão porque, tal como nos diz “somos nós que nos conhecemos melhor a nós próprios e somos nós que devemos mostrar a nossa verdadeira essência, expressando as nossas opiniões sem medos”.
Agora que já têm estas ferramentas, invistam mais em vocês mesmos! Atravessamos há já algum tempo momentos complicados e difíceis de gerir mas, finalmente, começamos a ver “a luz ao fundo do túnel”!
Conheça a nossa Psicóloga:

What’s next?
Comments