Acne, com Catarina Magro
- whatsnextblog
- 24 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
A acne é um problema comum na vida de muitas pessoas. Geralmente, esta doença de pele surge na adolescência e praticamente todos nós já tivemos alguma história de acne para contar: seja mais ou menos agressivo, já todos tivemos aquelas “borbulhas” que nos incomodavam e das quais tínhamos vergonha.

Hoje quisemos desmistificar esta questão da acne e todas as suas variantes: em que é que consiste, quando surge, tratamentos, etc. Para isso convidámos a Catarina Magro, esteticista e cosmetologista e fizemos algumas perguntas!
O que é a acne: o aparecimento, no que é que consiste e diferentes tipos de acne?
CM: A acne é uma doença de pele na qual está presente uma bactéria chamada propionibacterium acnes. É uma doença que pode ter vários estágios/ graus e, por isso, não deve ser tratada com “mesinhas caseiras” mas sim por profissionais competentes: nos primeiros estágios da acne, a estética e a cosmetologia têm capacidade de tratar, mas nalguns estágios mais avançados, a dermatologia pode ser necessária para controlar a infeção bacteriana. No entanto, a dermatologia nunca deve colocar o tratamento cosmético adequado de parte, uma vez que a medicação trata a bactéria e não a pele.
A inflamação da acne surge devido a uma hiperatividade da glândula que produz sebo: como é produzido em demasia, em vez de sair normalmente pela superfície da pele, essa superfície fica bloqueada e a “estrada” por onde é conduzido o sebo fica cortada. O acúmulo constante de sebo cria um ambiente perfeito para gerar bactérias e inchaço debaixo da pele e surge assim uma pústula (borbulha).

A acne começa a surgir entre os 10 e os 12/14 anos, apesar de variar um pouco de mulheres para homens, a incidência é cerca de 80% em adolescentes. Gostava de sensibilizar os pais para terem atenção e não acharem que é “normal nos adolescentes”, infelizmente não é normal e afeta não só a saúde da pele mas principalmente a parte psicológica, por inibir a socialização dos jovens!
Tipos de acne: existem 5 graus distintos. As acnes mais comuns e que estamos habituados a ver são as de grau 1 (acne comedogénico); grau 2 (pápulo pustuloso) e grau 3 (nódulo cística). Em linguagem corrente, estes graus apresentam os típicos pontos negros, borbulhas com conteúdo amarelado ou nódulos e quistos. Os outros dois graus de acne são estágios da doença muito graves.
A acne pode aparecer depois de termos passado a fase da puberdade?
CM: Pode. Na maioria das vezes, uma das principais causas são as alterações hormonais, a maioria de acnes tardios surgem em mulheres e toda a sua saúde ginecológica tem um papel ativo. A presença anormal da Testosterona pode desencadear acne, seborreias, algumas formas de alopécia, hirsutismo e, por exemplo, síndrome do ovário policístico.
Muitas raparigas em idade adulta que param de tomar a pílula também têm aparecimento de acne, uma vez que a pílula inibe a testosterona e, por consequência, controla a acne.
Que tipos de fatores podem influenciar o aparecimento de acne?
CM: Muitos! Destaco dois grupos: fatores provocados pela própria pessoa e fatores genéticos e alterações hormonais (estes não os provocamos, já nascemos com eles, mas podem ser bem contornados).
Fatores provocados pela pessoa incluem: alimentação; idade; medicação; cosmética errada; falta de hábitos de higienização (não quer dizer que não lavem o rosto, precisam é de uma rotina de cosmética adequada); radiação UV; stress, etc.
Fatores que não são provocados: genética e alterações hormonais (neste caso, a cosmética avançada tem capacidade de contornar as consequências dessa tendência genética e das alterações hormonais).
Existe tratamento? Que hábitos podemos mudar para atenuar a evolução da acne?
CM: Claro que existe! Falo da minha área de atuação que é a estética avançada e posso dizer que, quando escolhemos bons materiais para trabalhar e unimos isso à formação com base científica, podemos ter excelentes resultados. Não podemos acreditar que existe uma receita milagrosa, cada caso é um caso, é preciso tempo e acreditem que o resultado aparece!
Tratamentos: o cuidado domiciliar é indispensável. Aqui, o que vai fazer a diferença é um bom produto para lavar o rosto, com características adaptadas às vossas necessidades e usado da forma correta. Esse bom produto pode gerar 40% do resultado!
Tratamento profissional como peelings químicos podem gerar excelentes resultados, quando bem executados.
Hábitos que podem mudar: a nível alimentar, não sou especialista nessa área e devem sempre consultar um especialista mas, o que eu recomendo é que retirem da vossa alimentação o que não presta (exemplo: fast food, alimentos com gorduras saturadas, fritos, etc) e introduzam alimentos saudáveis. O segredo de melhorar a acne não está na alimentação mas, assim, vai ajudar a não agravar.
Quanto à higiene do rosto, o ideal é investir num bom produto de lavagem de rosto e criar uma rotina de manhã e à noite. A água, o gel de duche, a água micelar, etc não têm capacidade de lavar a vossa pele sem a danificar…
Agora devido ao COVID, também recomendo que mudem as máscaras de 4 em 4 horas porque a própria máscara vai ficando saturada e, cria uma estufa para as bactérias.
Agora que já estão mais esclarecidos quanto à questão da acne, deixamos- vos alguns produtos sugeridos pela Catarina Magro, que são essenciais para um tratamento desta doença.
É importante relembrar que, os profissionais da área, melhor que ninguém sabem aquilo que aconselham, uma vez que estudam vários anos para perceber os conceitos e tudo o que envolve um produto e a sua respectiva marca. Assim, estes produtos recomendados pela nossa esteticista e cosmetologista são marcas nas quais ela confia e com quem trabalha por conhecer o que está dentro da embalagem e como se encaixa em cada um de nós!
Produtos recomendados para higienizar o rosto:
Fruit Cleansing Foam, da Biopeptix
Deep Cleanser, da Innoaesthetics
Porquê estes produtos? Porque são produtos de lavagem com água, ambos com ácidos orgânicos, lavam profundamente mantendo a flora cutânea, reduzem a inflamação e mantém uma excelente assepsia da pele!
Para terminar, deixamos um conselho dado pela nossa esteticista Catarina: “Hidratem as vossas peles e protejam- nas!”

Continuem a acompanhar o trabalho da Catarina Magro através das suas redes sociais e, para qualquer questão relacionada com este ou outros problemas de pele, não hesitem em contactá-la.
Instagram: @catarinamagrodias e @espacocatarinatires
What’s next?
Comments