Dos romances aos livros infantis, escolha o seu género!
- whatsnextblog
- 18 de jan. de 2021
- 6 min de leitura
Na sexta-feira passada o país voltou a confinar. Muitos dos portugueses estão em teletrabalho e tantos outros tiveram mesmo que fechar portas.
Como é importante mantermos a positividade e tentarmos encarar isso da melhor forma possível, a equipa do What 's next vai, ao longo destes tempos trazer-vos várias dicas para se poderem entreter em casa e tornar todo este processo mais fácil.
Hoje começamos com literatura. Ler é uma maneira excelente para passar o tempo e nos mantermos distraídos, e se o livro for bom mais motivação nos dá, parece que estamos tão inseridos na história que temos a sensação de sermos nós a vivê- la e de conhecermos as personagens principais como se da nossa família se tratasse.
Sabemos que é impossível agradar a “gregos e troianos” e que todos temos gostos diferentes. Por isso mesmo, decidimos trazer-vos 5 géneros literários diferentes para que possamos abranger a maior parte dos gostos de cada um de vocês. Para que não vos falte nada, decidimos trazer-vos uma coleção/ série de cada género. Assim, não vão ter de se preocupar com que livro escolher a seguir, ou terem aquela sensação de pena por um livro tão bom ter terminado e quererem mais.
O primeiro género literário de que vamos falar são os romances. Muitas pessoas gostam de uma boa história de amor, onde os personagens principais ultrapassam bastantes obstáculos para no fim ficarem juntos e felizes.
Nesta categoria, sugerimos-vos que leiam os livros da autora Lesley Pearse. Uma das escritoras preferidas dos portugueses. Todos os seus romances são inspirados na sua vida, seja sobre a dor do primeiro amor, crianças maltratadas, adoção, pobreza… tudo foi vivido por Lesley em primeira mão.

Para além dos inúmeros livros já escritos por ela, aconselhamos- vos que comecem pela sua trilogia de sucesso. “Sonhos proibidos" é o primeiro livro desta série e conta a história de Belle, uma jovem de 15 anos que tem uma vida protegida e graças aos cuidados da sua ama nunca se apercebeu que a sua casa era um bordel. Quando assiste ao assassinato de uma das raparigas, fica à mercê do assassino que a rapta e leva para Paris. Obrigada a perder a sua ingenuidade e inocência, Belle está decidida a tomar as rédeas da sua vida, mas será capaz de sobreviver a uma viagem perigosa e alucinante?
Segue-se “A Promessa” onde podemos acompanhar a vida de Belle e Jimmy, o seu marido e primeiro amor cujo destino lhes troca as voltas com o início da I Guerra Mundial. Na luta pela sobrevivência, Belle apaixona-se por outro homem, um amor impossível onde terá de fazer uma escolha. “És o meu Destino”, terceiro e último livro, conta-nos a história de Mariette, a filha de Belle com Étienne que quer fugir da Nova Zelândia e vai viver para Londres. Aí, deixa- se deslumbrar pela vida com que sempre sonhou. Mas na noite do seu aniversário, e com os violentos bombardeamentos nazis, tudo mudou. A adolescente egoísta e revoltada dá lugar a uma mulher forte e disposta a ajudar os mais desprotegidos. Até que o amor bate à porta…
Para além desta escritora, e ainda dentro dos romances, aconselhamos os livros de Nicholas Sparks, um dos escritores mais conhecido e acarinhado pelo público que deu início à sua carreira aos 28 anos, com o livro “ O Diário da Nossa Paixão”, e ainda Jojo Moyes, que depois de trabalhar como jornalista se dedicou à escrita criativa a tempo inteiro. Foi das poucas escritoras a receber duas vezes o prémio Romantic Novel of the year.

Dos romances para os policiais, decidimos presentear-vos com uma série fantástica de seis livros com um ritmo alucinante e sempre surpreendente.

Robert Bryndza, nasceu no Reino Unido, estudou na Escola de Teatro e chegou a trabalhar como ator. Grande parte da sua escrita baseia-se nas suas experiências pessoais. Os seus policiais já venderam mais de 4 milhões de exemplares. Só o seu primeiro livro deste género, “A Rapariga no Gelo”, vendeu mais de 1 milhão de livros, o que fez com que o autor escrevesse mais cinco livros da mesma série. Recentemente criou uma nova coleção, e o primeiro livro “Mistério em Nine Elms” foi, também ele, um sucesso.
Assim, que tal aventurarem-se já pela coleção completa do escritor? “A Rapariga no Gelo” é o primeiro livro que conta a história de um rapaz que descobre o corpo de uma mulher debaixo de uma camada de gelo, em Londres. A inspetora-chefe Erika Foster é imediatamente chamada ao local para liderar esta investigação e depressa descobre que este homicídio está relacionado com a morte de três prostitutas. Será que Erika consegue apanhar o assassino antes dele escolher a próxima vítima?
Continue com “A Sombra na Noite"; “Águas Profundas”; “O Último Fôlego”; “Sangue frio”; e “Segredos Mortais”. Ao longo de todos estes livros podemos acompanhar a vida e o trabalho da inspetora- chefe mais famosa, Erika Foster, todas as suas peripécias e os casos por resolver.
Caso goste destes policiais, sugerimos também que dê uma oportunidade aos exemplares de Sandra Brown, uma das vozes mais conhecidas da ficção policial americana contemporânea, e Sara Blaedel, fundadora de uma editora especializada em policiais e thrillers. Duas escritoras que cativam os seus leitores desde a primeira à última página.

Para os amantes de história, sugerimos que se agarrem aos livros de Laurence Rees, um historiador, escritor e documentarista britânico, que dedicou a sua carreira a noticiar os horrores vividos durante a II Guerra Mundial. Livros como “À Porta Fechada-A Segunda Guerra Mundial”, “Auschwitz: Nazis e a

Solução Final”, são exemplos de obras que podem agradar aos mais curiosos por esta temática. Para uma visão mais geral sobre o que foi a II Grande Guerra, podem ler o livro “Holocausto”, que explica todos os acontecimentos relevantes para a história em si, durante aquele tempo. Devido à sua prestação a nível histórico, foi galardoado com vários prémios ao longo da sua carreira, ganhou o British Book Awards, após já ter sido premiado pela sua produção em vários filmes históricos, e de ter conquistado vários BAFTA.
Como agradecimento pela sua contribuição para a história mundial, os seus livros são ensinados nas escolas de todo o Reino Unido. Para um ponto de vista diferente, recomendamos a escritora bielorrussa, vencedora de um prémio Nobel da Literatura, Svetlana Aleksiévitch, que dedicou a sua carreira a dar voz aos soldados e mulheres russos, que combateram na guerra; e o aclamado historiador britânico Martin Gilbert, autor de oitenta e oito livros sobre a II Guerra, entre eles a coleção da biografia de Winston Churchill.

Como não queremos excluir ninguém, as nossas dicas vão desde os mais velhos aos mais novos.

Na categoria de “Young adult” (livros associados aos adolescentes ou “jovens adultos”), temos que mencionar obrigatoriamente Anna Todd. Nascida em 1989, vive em Los Angeles, Estados Unidos.
Fã de boys bands e literatura, Anna decidiu aliar as suas duas paixões e escrever um livro “After” (que acabou por se tornar numa série), onde as personagens principais são inspiradas na famosa banda britânica One Direction. Com um grande sucesso e a ser bestseller em vários países, a escritora co-produziu as adaptações para cinema de “After” e “After We Collided”.
Comece por ler todos os livros “After” (são cinco no total, e encontram-se numerados). Contam a história de Tessa Young, uma rapariga jovem e estável que sai da casa da mãe para ir estudar para a Universidade. No primeiro dia, ao conhecer a sua colega de quarto conhece também Hardin, um bad boy que só arranja problemas e com quem ela inicia uma relação intensa mas atribulada. Depois leia o último livro desta coleção, “Before”. A mesma história mas narrada sob o ponto de vista de Hardin.
Ainda na mesma vibe explore também as autoras Estelle Maskame, que se tornou conhecida aos 13 anos quando escreveu o seu primeiro livro “Já te disse que te amo?”, e Kiera Cass que, com a sua trilogia “A Seleção” esteve no primeiro lugar da lista de livros mais vendidos do The New York Times.


Agora para os nossos pequenos, uma boa opção de livros infantis podem ser os exemplares de Anna Llenas. Formada em Publicidade e Relações Públicas na Universidade Autónoma de Barcelona, e em design gráfico pela Llotja School. Tem ainda formação em Psicologia Analítica e uma pós-graduação em Terapia da Arte.
Ao deixar a publicidade, enveredou por um lado mais artístico e pessoal. Desde então desenha produtos originais, escreve e ilustra livros infantis e dá formação em criatividade e emoções.
Uma das suas mais reconhecidas coleções é a série “O Monstro das Cores”, onde as emoções são explicadas às crianças através da personagem principal, um Monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Como ele não entende o porquê dessas mudanças de cor, a sua amiga, uma menina, vai lhe explicando o que é estar triste, alegre, ter medo, etc. Já conta com várias edições, uma versão para pintar, uma versão “pop up” (livro em 3D) e ainda o livro “O Monstro das Cores Vai à Escola”.
Se tem filhos pequenos ou crianças na família e não sabe o que oferecer aos mais novos ou como entretê- los, também sugerimos as obras de Ana Ventura, que transmite sempre o conhecimento de forma divertida, e os livros da tão conhecida Sophia de Mello Breyner Andresen, que dispensa apresentações.

Aproveitem o vosso tempo da melhor forma e desfrutem dos momentos prazerosos que a leitura nos dá. Independentemente do género preferido, o importante é criarem hábitos de leitura!
What’s next?
Comments